Ouvindo...

Zanin antecipa voto no STF e pede condenação de Carla Zambelli

Mesmo com o julgamento suspenso graças a um pedido de vista feita nesta segunda-feira, ministro acompanhou o relator e condenou a deputada a 5 anos e 3 meses de prisão

Cristiano Zanin acompanhou o relator e pediu a condenação de Zambelli

Apesar da suspensão do julgamento de Carla Zambelli (PL-SP) no Supremo Tribunal Federal (STF) após um pedido de vista do ministro Nunes Marques, o ministro Cristiano Zanin antecipou seu voto e seguiu o relator do caso, Gilmar Mendes, condenando a deputada a 5 anos e 3 meses de prisão. A punição se deve aos crimes de perseguição armada e constrangimento ilegal.

Leia também

Além da pena de prisão, Zanin também votou a favor da cassação do mandato da parlamentar. Com seu posicionamento, o caso já soma cinco votos pela condenação de Zambelli, embora ainda não tenha atingido maioria para um desfecho final.

O episódio julgado ocorreu às vésperas das eleições presidenciais de 2022, quando Zambelli, que estava armada, persegue um homem pelas ruas do bairro Jardins, em São Paulo, após um desentendimento.

A defesa da deputada nega que ela tenha cometido irregularidades e alega que as premissas apresentadas nos votos dos ministros estão equivocadas.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio