Ouvindo...

Gleisi diz que PEC da Segurança Pública será enviada ao Congresso em abril

Ministra das Relações Institucionais afirmou que pretende apresentar o texto aos líderes partidários após a viagem do presidente Lula ao à Ásia

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse nesta sexta-feira (21) que a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deve ser enviada ao Congresso em abril.

Segundo ela, o governo deve apresentar o texto aos líderes partidários quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornar da Ásia, onde fará uma visita de Estado ao Japão e ao Vietnã na próxima semana.

“O presidente vai viajar, embarca amanhã, junto com os presidentes da Câmara e do Senado, então nós vamos ter uma semana muito tranquila, muito calma, do ponto de vista do Congresso Nacional, e quando voltar, nós queremos apresentar, junto com o ministro [da Justiça, Ricardo] Lewandowski, já combinei com ele, apresentar a PEC aos líderes partidários”, declarou a chefe da articulação político do governo em entrevista à CNN.

Gleisi disse ainda que o tema será uma construção conjunta com os estados e municípios.

A proposta, que contou com a colaboração de diversos setores, incluindo os governadores, mantém o comando das polícias civil e militar sob responsabilidade dos estados e do Distrito Federal. Uma das novidades é o uso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o policiamento ostensivo.

Pela nova versão do texto, apresentada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, as Guardas Municipais farão parte do rol dos órgãos de segurança pública, formalizando o papel das corporações no policiamento ostensivo e comunitário.

Lewandowski seguiu a tese do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a competência das Guardas Municipais para atuar na segurança urbana, resguardadas as atribuições das Polícias Civil e Militar.

O texto está na Casa Civil e aguarda autorização do presidente Lula para ser enviado ao Congresso.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.