Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Célia Xakriabá, do PSOL de MG, comandará Comissão da Mulher na Câmara

Ela se tornou a primeira mulher indígena na presidência do colegiado

A deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) durante sessão da Comissão de Direitos da Mulher

A deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) foi escolhida nesta quarta-feira (19), por unanimidade, para presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara dos Deputados. Ela é uma dos nove mineiros escolhidos para chefiar os colegiados da Casa, por onde passam as propostas antes da votação em plenário.

Substituindo a também mineira Ana Pimentel (PT), Xakriabá é a primeira mulher indígena a ocupar o cargo e defendeu a necessidade de combater o feminicídio também neste segmento da sociedade.

“Os casos de feminicídio de mulheres e meninas indígenas cresceram 500% nos últimos 10 anos. Dentre três mulheres indígenas, uma já foi estuprada ou sofreu violência sexual”

Xakriabá disse ainda que dará prioridade ao debate sobre mudanças climáticas e os efeitos de aumento da vulnerabilidade social de mulheres agricultoras e quilombolas.

Natural de Célia Xakriabá é professora e está seu primeiro mandato na Câmara, tendo sido a primeira mulher indígena eleita deputada federal por Minas Gerais. Na Casa, ela também foi a primeira presidente da Comissão de Povos Originários, em 2023.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.