O presidente do PL em Minas Gerais, deputado Domingos Sávio, avaliou que o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, seria um candidato qualificado para disputar o Senado, mas afirmou que o partido tem bons nomes para a disputa em 2026.
Na terça-feira (25), em entrevista para o canal do jornalista Léo Dias,
“Gostaria que o Paulo Guedes (ex-ministro) aceitasse ser senador por Minas Gerais. Estamos tentando, o Paulo Guedes é uma pessoa que está com a vida resolvida”, disse Bolsonaro.
O deputado Domingos Sávio elogiou Guedes, mas afirmou que assumir um cargo no Congresso é diferente de comandar um ministério do Executivo.
“Eu só tenho palavras de elogio ao ministro Paulo Guedes, sem dúvida uma figura que o Brasil tem dívidas, melhorou nossa economia. É um nome muito preparado e seria um bom candidato ao Senado. Minha dúvida se isso é a praia do ministro, se é o interesse do ministro. Assumir um cargo de representação política é diferente de ser um grande ministro da economia. A política não é uma ciência exata e não é tão precisa como a economia. Política é a arte da construção do entendimento e do diálogo, especialmente aqui em Minas, berço da construção e do diálogo. Mas o ministro é uma grande figura e nós respeitamos muito o pensamento do presidente Bolsonaro”, afirmou Domingos Sávio.
O deputado lembrou que em 2026 serão duas vagas ao Senado, o que pode facilitar as articulações do PL e a busca por alianças com outros partidos do campo conservador.
“Temos duas vagas ao Senado e temos excelentes nomes no PL de Minas. Além disso, o momento é de construir boas alianças na direita e na centro-direita para termos condições de ganhar o governo de Minas e contribuir para ganhar a presidência da República. Esse é o momento de estabelecer esses diálogos e não devemos nos precipitar decidindo quem serão os candidatos majoritários. Temos bons nomes no PL”, disse Domingos Sávio.
“Paulo Guedes é um nome respeitado e popular, mas precisamos também buscar nomes que tenham a vivência do dia a dia da realidade de Minas, do nosso interior, do que vivemos nas diversas regiões mineiras. Além de trabalhar os temas nacionais, o senador representa o estado. O fato de termos duas vagas a serem preenchidas no Senado, temos espaço para discutir isso, mas acho que está precipitado para definir nomes”, finalizou o presidente do PL em Minas.
Nikolas sem idade mínima
O deputado Bruno Engler (PL) elogiou a possível escolha de Paulo Guedes e lembrou o impedimento da candidatura de Nikolas Ferreira (PL) por restrições da idade mínima.
“Vou apoiar as candidaturas ao Senado que o presidente Bolsonaro apontar. Acho o ex-ministro Paulo Guedes um bom nome, uma das pessoas mais inteligentes do Brasil. Foi formado na UFMG. Então, se ele decidir por essa candidatura, será muito bem recebido”, disse Engler.
“O Nikolas não tem idade para ser candidato ao Senado e essa PEC não será aprovada. Estamos há um ano e meio da eleição, acho que a PEC teria sucesso na Câmara, mas não no Senado. Os senadores não vão querer ampliar o número de concorrentes. Esse foi o pensamento do presidente Bolsonaro”, finalizou o deputado estadual.