Ouvindo...

Lula fará evento com centrais sindicais para liberar FGTS de quem usou saque-aniversário

Solenidade será realizada no Salão Oeste do Palácio do Planalto nesta terça-feira (25)

Governo vai permitir que o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário possa sacar o saldo em conta em caso de demissão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um evento nesta terça-feira (25) para anunciar a liberação do saldo do FGTS para trabalhadores que foram impedidos de acessar o recurso após a demissão por terem usado o saque-aniversário. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmada pela Itatiaia.

A solenidade será realizada no Salão Oeste do Palácio do Planalto e terá a presença de dirigentes de centrais sindicais, como o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Sérgio Nobre.

“Sacar o FGTS é um direito do trabalhador, que pode usar esse esse recurso para pagar suas contas, fazer compras, consumir e, dessa forma, se injeta mais dinheiro na economia”, declarou Nobre.

Leia também: Saque do FGTS: Câmara vota mudança que permite retirada do benefício em caso de nascimento de filho

Pelas regras atuais, trabalhadores com carteira assinada podem sacar parte do FGTS no mês em que fazem aniversário, mas o restante do saldo fica retido por dois anos e não pode ser sacado antes desse período. O impedimento vale até mesmo para demissão sem justa causa.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.