Ouvindo...

No pré-Carnaval, Câmara pode votar projeto que cria o Dia da Axé Music

Se aprovada, a homenagem será comemorada em 17 de fevereiro, data do domingo de Carnaval após o lançamento da música ‘Fricote’, do cantor baiano Luiz Caldas

As cantoras Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes, principais expoentes do Axé

A Câmara dos Deputados pode votar na próxima terça-feira () um projeto de lei para criar o Dia Nacional da Axé Music. A proposta teve a urgência aprovada na última terça-feira (18) e, com isso, pode ser votada diretamente no plenário sem ter que passar pela análise das comissões permanentes.

Segundo o texto, de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), a homenagem será comemorada em 17 de fevereiro, data do domingo de Carnaval após o lançamento da música “Fricote”, do cantor baiano Luiz Caldas.

A canção, também conhecida como “Nega do Cabelo Duro”, foi um dos grandes sucessos de 1985 e é considerada precursora do axé.

“Desde então, o ritmo tem sido um elemento central do Carnaval de Salvador, um dos maiores e mais conhecidos eventos culturais do Brasil”, justifica Lídice.

O projeto é relatado pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que apresentou parecer favorável ao texto.

“Ao longo desses 40 anos, o Axé Music se consolidou como um símbolo de resistência e afirmação da cultura baiana, refletindo a força e a diversidade do povo nordestino. Esse marco de quatro décadas reflete a relevância do Axé não apenas no cenário musical, mas também na formação da identidade cultural do Brasil”, argumenta o relator.

Se aprovado, o projeto ainda precisa passar pela análise do Senado antes de seguir para sanção presidencial.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.