Ouvindo...

Reunião na Câmara voltará a discutir regulamentação do serviço de mototáxi em BH

O encontro dará continuidade a reunião que aconteceu no dia 23 de janeiro após uma manifestação dos motociclistas

A reunião irá acontecer nesta terça-feira (18).

Vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), o superintendente regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, Carlos Calazans, representantes dos mototaxistas e das empresas Uber e 99 irão ter uma reunião nesta terça-feira (18) para discutir a situação do transporte de aplicativos em motos na capital mineira.

Relembre o caso

O encontro dará continuidade a reunião que aconteceu em janeiro na Superintendência Regional do Trabalho no Centro de BH após uma manifestação dos motociclistas.

Eles protestavam contra um ofício do Ministério do Trabalho, enviado à prefeitura, que sugeria a suspensão por 90 dias do serviço de mototáxi no município para que o trabalho da categoria fosse regulamentada.

Leia também

No mesmo dia, o prefeito em exercício, Álvaro Damião (União Brasil), em entrevista para a Itatiaia, afirmou que a PBH não tinha interesse em suspender o serviço e estudava formas de viabilizar a regulamentação e a instalação de faixas preferenciais para os motociclistas.

O Ministério do Trabalho recuou e suspendeu o envio do ofício à prefeitura.

Onde será a reunião?

O encontro irá acontecer às 10h no Plenário Juscelino Kubitscheck da CMBH, na região leste de Belo Horizonte.

Serviço em São Paulo

A decisão surgiu em meio a uma “crise” do transporte de passageiros por moto em São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) travou uma batalha contra os aplicativos que atuam na modalidade após a 99 descumprir um decreto municipal de 2023 que proibia o serviço.

Depois do episódio, a Uber também foi na contramão do prefeito e anunciou o lançamento do serviço de mototáxi.

Nunes procurou a Polícia que investiga as duas empresas por “descumprirem” o decreto.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.