Em seu primeiro dia de plenário, o novo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Podemos), destacou a importância de uma relação construtiva com a gestão do prefeito em exercício, Álvaro Damião (União).
À imprensa, Juliano comentou sobre os primeiros passos de sua gestão e os planos para a reestruturação do Legislativo municipal. “Primeiro dia de plenário, como de praxe, não temos projeto nas pautas ainda, nós vamos ler dois projetos hoje para ser precisado na quarta-feira. Amanhã nós temos um veto do prefeito Fuad e assim a gente espera conduzir a Câmara com a menor turbulência possível e atender na ponta a população de Belo Horizonte”, afirmou.
O presidente afirma que a Câmara, sob seu mandato, trabalhará de forma democrática. “Pode esperar de uma Câmara Democrática, que vai trabalhar muito. Nós já nomeamos as comissões temáticas e esperamos que, nesta semana, as comissões sejam organizadas com a definição dos presidentes e vice-presidentes. A partir daí, os projetos vão estar em pauta e a Câmara começar a funcionar de fato”, explicou.
Juliano contou que já teve contato com o prefeito em exercício, Álvaro Damião: “Sim, eu conversei com ele hoje pelo telefone, ele vai agendar uma visita e nós esperamos que seja parceiro da Prefeitura e que a Câmara funcione de forma harmônica.” Segundo o novo presidente, a gestão anterior, de Gabriel Azevedo, fomentava conflitos entre a Câmara e a Prefeitura por interesses na disputa eleitoral.
Além disso, ele enfatizou a importância do trabalho conjunto e da neutralidade partidária no Legislativo: “Não sou candidato a prefeito, eu espero que os vereadores entendam que a população de Belo Horizonte votou neles para que eles façam um bom trabalho, independentemente de ser de esquerda ou de direita. Eu, como presidente, estou aqui para conduzir a Câmara Municipal da melhor maneira possível e de forma mais tranquila”.
Organização interna
Outra pauta abordada foi a organização das comissões internas. “A partir de amanhã já teremos a comissão de saúde, na quarta a federalização de justiça e até na outra segunda-feira todas as comissões terão o seu presidente e o seu vice”, disse Juliano, reforçando que a eleição dos membros das comissões será feita pelos próprios vereadores.
Ao descrever o ambiente político antes de sua eleição à presidência, Juliano disse que “a disputa passou e agora nós temos que trabalhar por quem nos elegeu, pela população de Belo Horizonte”.