O
A Granbel atua na interlocução entre os municípios da Grande BH e os governos estadual e federal, especialmente em temas como transporte público, saúde e infraestrutura. Para João Marcelo, é essencial que os prefeitos trabalhem juntos para enfrentar desafios comuns.
Entre as prioridades da nova gestão, João Marcelo propõe a criação de grupos de trabalho para reunir municípios com características semelhantes. “Os municípios com população de até 30 mil habitantes têm características muito similares. Então nós vamos reunir esses municípios para discutir esses desafios”, explicou.
Além disso, a mobilidade urbana será tratada com prioridade. “Vamos criar o G10 com oito municípios que fazem divisa com Belo Horizonte, mais dois municípios que têm interferência nesse sentido, ou seja, aqueles que são mais impactados pelas questões sociais e econômicas da capital.”
O
Gestão anterior “destratava” os prefeitos
Durante o evento, João Vitor Xavier lembrou que a gestão do
“Na gestão do Kalil, ele se recusava a conversar com os outros municípios, destratava os prefeitos dos outros municípios”, afirmou o deputado. “Agora nós temos ambiente e condição de trabalhar em unidade para ajudar a minimizar os problemas da Grande BH”, completou.
Ele citou como exemplo a relação entre Contagem e Belo Horizonte. “As obras de enchente, depois que o Kalil saiu, começaram a andar. Enquanto ele estava lá, não aceitava sentar com a prefeita de Contagem. Depois que ele saiu, o
A falta de diálogo também impactou a mobilidade, segundo o deputado. “O Kalil se recusava a conversar com o prefeito de Nova Lima. Hoje o prefeito de Nova Lima e de Belo Horizonte conversam, e as obras estão começando. Quando um prefeito se recusa a conversar com os municípios do lado, ele não está prejudicando só os municípios do lado, ele está prejudicando Belo Horizonte, como aconteceu durante os seis anos da gestão Kalil”, explicou.