Ouvindo...

João Marcelo é eleito presidente da Granbel e promete união entre municípios

Eleição nesta quinta-feira contou com a presença do prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião; Granbel representa 34 municípios da RMBH

João Vitor Xavier, Álvaro Damião, João Marcelo e Ilce Rocha.

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania), foi eleito nesta quinta-feira (30) presidente da Associação de Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). Ele substitui Ilce Rocha (PSDB), ex-prefeita de Vespasiano, e irá representar os prefeitos das 34 cidades que compõem a entidade.

A Granbel atua na interlocução entre os municípios da Grande BH e os governos estadual e federal, especialmente em temas como transporte público, saúde e infraestrutura. Para João Marcelo, é essencial que os prefeitos trabalhem juntos para enfrentar desafios comuns.

"É fundamental a participação de Belo Horizonte, como a gente viu aqui hoje a presença do prefeito em exercício, Álvaro Damião, pois muitas das questões também dizem respeito à BH e esse espírito de cooperação entre nós”.
— destacou o prefeito de Nova Lima.

Entre as prioridades da nova gestão, João Marcelo propõe a criação de grupos de trabalho para reunir municípios com características semelhantes. “Os municípios com população de até 30 mil habitantes têm características muito similares. Então nós vamos reunir esses municípios para discutir esses desafios”, explicou.

Além disso, a mobilidade urbana será tratada com prioridade. “Vamos criar o G10 com oito municípios que fazem divisa com Belo Horizonte, mais dois municípios que têm interferência nesse sentido, ou seja, aqueles que são mais impactados pelas questões sociais e econômicas da capital.”

Leia também

O deputado estadual João Vitor Xavier elogiou a eleição de João Marcelo e ressaltou a importância da união entre os municípios para resolver problemas da região metropolitana. “A Granbel é uma das mais importantes que temos porque ela é a representação da Grande BH, e se nós não aprendermos a pensar como Grande BH, nós não vamos resolver os problemas”, declarou.

Gestão anterior “destratava” os prefeitos

Durante o evento, João Vitor Xavier lembrou que a gestão do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, dificultou o diálogo entre a capital e os demais municípios da Grande BH.

“Na gestão do Kalil, ele se recusava a conversar com os outros municípios, destratava os prefeitos dos outros municípios”, afirmou o deputado. “Agora nós temos ambiente e condição de trabalhar em unidade para ajudar a minimizar os problemas da Grande BH”, completou.

Ele citou como exemplo a relação entre Contagem e Belo Horizonte. “As obras de enchente, depois que o Kalil saiu, começaram a andar. Enquanto ele estava lá, não aceitava sentar com a prefeita de Contagem. Depois que ele saiu, o Fuad sentou com a Marília e as coisas começaram a andar, e tem obras sendo entregues”.

A falta de diálogo também impactou a mobilidade, segundo o deputado. “O Kalil se recusava a conversar com o prefeito de Nova Lima. Hoje o prefeito de Nova Lima e de Belo Horizonte conversam, e as obras estão começando. Quando um prefeito se recusa a conversar com os municípios do lado, ele não está prejudicando só os municípios do lado, ele está prejudicando Belo Horizonte, como aconteceu durante os seis anos da gestão Kalil”, explicou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.