Ouvindo...

Com maioria governista, Banco Central eleva Selic para 13,25%

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (29) pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que tem maioria indicada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu reduzir novamente a taxa Selic

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira (29) aumentar a taxa de juros em 1 ponto percentual, saltando para 13,25%.

Esta foi a primeira reunião do Copom sob o comando de Gabriel Galípolo, que assumiu a presidência do Banco Central em 1ª de janeiro de 2025.

“O cenário mais recente é marcado por desancoragem adicional das expectativas de inflação, elevação das projeções de inflação, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho, o que exige uma política monetária mais contracionista”, diz um trecho do comunicado do Banco Central.

Leia também

O mercado financeiro prevê novo aumento da Selic na próxima reunião do Copom, marcada para março.

“Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de mesma magnitude na próxima reunião”, informou o Banco Central.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.