Ouvindo...

Vereador de BH quer rebatizar rua do Barreiro para Eunice Paiva, do filme “Ainda Estou Aqui”

Atualmente, rua se chama Presidente Costa e Silva, segundo governante do Brasil durante o regime militar

Fernanda Torres visitou o túmulo de Eunice Paiva

No mesmo dia em que o filme “Ainda Estou Aqui” recebeu três indicações ao Oscar - melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz (Fernanda Torres) -, o vereador Pedro Rousseff (PT), protocolou nesta quinta-feira (23), na Câmara Municipal de Belo Horizonte, um projeto de lei que pretende alterar o nome da rua Presidente Costa e Silva, no Bairro das Indústrias I, no Barreiro, Barreiro, para rua Eunice Paiva.

O longa-metragem conta a história de Eunice Paiva, uma advogada brasileira que foi casada com o ex-deputado Rubens Paiva. O político desapareceu em 1971 e foi torturado e morto durante o regime militar. A incansável busca de Eunice pelo marido e por justiça a transformou em um símbolo de resistência contra a ditadura.

Leia também

Já o presidente Costa e Silva foi o segundo presidente do Brasil durante o período da ditadura militar, governando o país de 1967 a 1969.

Em sua justificativa, o vereador argumenta que o projeto pretende remover nomes de pessoas ligadas à repressão militar de ruas e avenidas de BH, além de prestar uma homenagem à viúva do ex-deputado. “Ao homenagear Eunice Paiva, a cidade de Belo Horizonte reafirma seu compromisso com os princípios democráticos e reconhece o papel central das mulheres na defesa dos direitos humanos. Essa medida também alinha-se a um movimento nacional e internacional que busca ressignificar os espaços públicos, retirando deles nomes associados a figuras que representam momentos obscuros da história”, pontua Pedro Rousseff.

Projetos de alteração de nomes de rua podem ser aprovados apenas em comissões na Câmara, mas precisam ser sancionados pela prefeitura, que decide se permite ou não a mudança.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.