O Projeto de Resolução Legislativa que tem como objetivo derrubar o último reajuste das passagens de ônibus em Belo Horizonte tem ganhado força na Câmara Municipal. A proposta, de autoria do vereador Vile (PL), já conta com 20 das 28 assinaturas necessárias para ser votada em plenário na Casa. O valor da tarifa convencional passou de R$ 5,25 para R$ 5,75 no dia 2 de janeiro deste ano.
O projeto de resolução é uma proposta legislativa que regula assuntos internos da Câmara. Quando aprovado, tem a mesma força de uma lei comum e pode ser sancionado diretamente pelo presidente da Casa, no caso o vereador Juliano Lopes (Podemos). No entanto, mesmo se aprovada, a proposição pode ser questionado na Justiça.
Segundo interlocutores ouvidos pela Itatiaia, para derrubar o aumento no valor da passagem de ônibus em BH, os vereadores vão precisar identificar alguma ilegalidade ou distorção no aumento.
Um dos vereadores que assinaram o projeto é o novato Helton Junior (PSD), do mesmo partido do prefeito licenciado Fuad Noman. Em postagem no Instagram, ele explicou que o projeto de resolução "é uma das únicas alternativas que a gente tem para que esse aumento não avance. Então, é o que nós vamos tentar, porque é melhor isso do que só ficar de braços cruzados esperando a população pagar o pato mais uma vez”.