O prefeito eleito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (União Brasil), e o vice, Otávio Rocha, tomaram posse na manhã desta quarta-feira (1º) no município do Norte de Minas. Também foram empossados os 23 vereadores do município eleitos em outubro do ano passado.
Em chapa única, o vereador Júnior Martins (Progressistas), foi reeleito presidente da Câmara para os próximos dois anos.
Guilherme Guimarães tem 60 anos, é engenheiro civil e professor. Ele era vice de Humberto Souto, prefeito que comandou a cidade nos últimos 8 anos e que segue internado, em estado grave, na UTI da Santa Casa. O novo prefeito se emocionou ao mencionar Souto:
“Infelizmente, o prefeito Humberto Souto não está presente hoje aqui, mas em breve a gente espera contar com ele, se Deus quiser”, afirmou.
“Todos estamos no mesmo barco - do desenvolvimento, da prosperidade. Temos o pacto federativo, o aspecto republicano. É fundamental respeitar as ideologias. São inerentes à democracia, e vamos administrar junto com a população, e escutando os vereadores de forma harmônica”, prometeu o novo prefeito.
Sem a presença de Souto, a passagem do cargo de prefeito foi feita de forma simbólica pelo presidente da Câmara.
Devido ao estado de saúde de Humberto Souto, a tradicional cerimônia de posse na entrada da prefeitura foi feita de forma simplificada. Na ocasião, também foram divulgados os secretários da nova administração municipal.
Guimarães e Rocha receberam 151.240 votos em outubro e garantiram o mandato até 2028.
Estado de saúde
Conforme o último boletim médico, divulgado no dia 31 de dezembro, o estado de saúde de Souto é estável. O político está internado há 10 dias, desde que sofreu um AVC isquêmico.