Ouvindo...

Banco Central tem nova diretoria indicada por Lula; veja os nomes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o responsável por indicar o novo presidente do Banco Central e quatro diretores da instituição financeira

Antes de cúpula do Mercosul, Lula visita Mujica no Uruguai | CNN Brasil

O economista Gabriel Galípolo assumiu nesta quarta-feira (1) a presidência do Banco Central (Bacen) pelos próximos quatro anos.

Além dele, outros quatro nomes, indicados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, irão comandar as diretorias do Bacen.

Ailton de Aquino Santos assumiu a diretoria de fiscalização do Bacen, Nilton José Schneider é o novo diretor de Política Monetária, enquanto Gilneu Astolfi Vivan irá comandar a diretoria de regulação, e Izabela Moreira Correa passa a comandar a diretoria de relacionamento, cidadania e supervisão de conduta do Bacen.

Todos os nomes foram sabatinados e aprovados pelo Senado Federal.

Leia também

Galípolo assumiu o comando do Banco Central após o mandato do economista Roberto Campos Neto, que havia sido indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

O presidente Lula entrou em rota de colisão com Campos Neto em diversos momentos de 2024, devido à taxa de juros, que fechou o ano em 12,25%, com a previsão de novas altas em 2025.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.