Ouvindo...

Se saúde permitir, Lula tem, ao menos, 6 viagens internacionais em 2025

Lula ainda se recupera de problemas de saúde relacionados à queda que sofreu em outubro, no Palácio da Alvorada

Lula ainda se recupera de problemas de saúde relacionados à queda que sofreu em outubro, no Palácio da Alvorada

O presidente Lula (PT) já tem ao menos seis viagens internacionais previstas em sua agenda de compromissos diplomáticos de 2025. Duas viagens são para visitas de Estado e outras quatro para compromissos com organismos internacionais.

A primeira viagem para fora do Brasil deve acontecer em março. O presidente quer visitar o Japão e o Vietnã. Ocorre que essa viagem, que é muito longa, ainda deve depender de autorização médica. Lula ainda se recupera de problemas de saúde relacionados à queda que sofreu em outubro, no Palácio da Alvorada.

Também como visita de Estado, o presidente brasileiro deve ir à França, em junho, onde se encontrará com o líder francês, Emmanuel Macron. Lula também deve ir à Cúpula do G7, no Canadá.

Leia também

Lula também deve viajar para:

  • Argentina, em junho, para reunião de cúpula do Mercosul;
  • Estados Unidos, em setembro, para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU);
  • África do Sul, em novembro, para reunião de líderes do G20.

Assim como aconteceu com o G20, em novembro, no Rio de Janeiro, o Brasil deve receber líderes mundiais em 2025.

  • Em novembro, Belém sediará a COP 30, a primeira conferência do clima na Amazônia;
  • Ainda não confirmado, Rio de Janeiro ou Brasília devem sediar a reunião dos BRICS. Como adiantado pela Itatiaia, o evento será em julho e foi adiantado por causa da COP 30 no Brasil no segundo semestre.

Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.