Ouvindo...

Lula passa por novo exame na cabeça e é liberado pelos médicos para voltar a Brasília

Após passar por uma nova tomográfia, presidente foi reavaliado pela equipe médica e autorizado a retomar rotina de trabalho na capital federal

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva após cirurgia no hsopital Sírio-Libanês

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está liberado para voltar a Brasília e retomar sua rotina de trabalho, conforme divulgado pela equipe médica que o acompanha na manhã desta quinta-feira (19).

A liberação para o retorno à capital federal veio após o resultados de uma nova tomografia na cabeça, realizada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

“O exame está melhor até. O estado geral dele é bom, e a equipe médica o liberou para ir a Brasilia no dia de hoje. Ele deve ir mais tarde. A dra Ana [Helena Germoglio] vai acompanhá-lo em Brasília daqui para a frente nessas próximas semanas, onde vai fazer exames de controle”, explicou o médico Roberto Kalil.

Ainda segundo Kalil, o resultado do exame realizado pelo presidente foi “extremamente satisfatório”. Lula deverá realizar novos exames de imagem em até 10 dias para avaliar se a pancada sofrida na cabeça ainda deixou alguma marca. No entanto, o exame deve ser realizado em Brasília, onde o presidente deve passar o Natal e também a virada de ano.

Apesar de estar liberado para o trabalho, Lula segue vetado para a realização de atividades físicas.

A previsão é que Lula embarque para Brasília ainda nesta manhã, segundo a equipe médica. Ele vai direto do hospital para a capital, onde retornará normalmente ao trabalho. A expectativa é que na sexta-feira (20), Lula faça uma última reunião do ano com todos os 38 ministros de seu governo. A ideia é fazer um balanço e projetar as metas para o ano de 2025.

Período de internacão

Leia também

O presidente Lula precisou passar por dois procedimentos cirúrgicos na semana passada aqui na capital paulista, por conta de uma hemorragia intracraniana. O sangramento foi decorrente de uma queda que sofreu em seu banheiro, no Palácio da Alvorada, na capital federal, em outubro.

Lula ficou seis dias internado e depois se recuperou, desde domingo (15), em sua residência em São Paulo, na zona Oeste da cidade. Ao longo da semana, recebeu uma série de visitas. Para acompanhar seu estado de saúde, as médicas Ana Helena Germoglio e Mônica Bretas foram quase todos os dias à casa do presidente da República.

Já para trabalhar, o visitaram os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, e Rui Costa, da Casa Civil, para falarem sobre a Reforma Tributária, e o ministro da Defesa, José Múcio, sobre o projeto de lei que altera as regras de aposentadoria de militares.

Além disso, artistas também visitaram Lula, como o cantor Chico Buarque e sua esposa, a jurista e advogada Carol Proner, e o humorista Paulo Vieira, com sua namorada Ilana Sales, que é modelo e influenciadora digital.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio