Ouvindo...

Veja o que diz Moraes na ordem de prisão de Braga Netto

General Walter Souza Braga Netto é alvo de inquérito que apura suposta tentativa de golpe. Ele foi preso hoje

Ministro Alexandre de Moraes, do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, na decisão que pediu a prisão preventiva do general Walter Souza Braga Netto, que o militar tentou obstruir as investigações que apuram suposta tentativa de golpe de Estado.

“A Polícia Federal aponta provas robustas de que o investigado para o qual a medida cautelar é requerida concorreu para o processo de planejamento e execução de um golpe de Estado, que não se consumou por circunstâncias alheias às suas vontades, além de ter atuado no sentido de obstruir as investigações em curso, por meio de obtenção ilícita de dados de colaboração premiada”, diz um trecho do documento.

O Ministro Alexandre de Moraes avaliou que as investigações da PF da Operação Contragolpe e os depoimentos da delação premiada de Mauro Cid “revelaram a gravíssima participação de Walter Souza Braga Netto nos fatos investigados, em verdadeiro papel de liderança, organização e financiamento, além de demostrar relevantes indícios de que o representado atuou, reiteradamente, para embaraçar as investigações”.

Na decisão, Moraes cita conclusão da Polícia Federal de que:

“BRAGA NETTO atuou no sentido de obter informações relacionadas ao acordo de colaboração firmado com MAURO CID”.
Leia também

Decisão

Na decisão deste sábado, Moraes determinou a prisão do general de Exército da reserva Walter Souza Braga Netto a pedido da Polícia Federal após parecer favorável da Procuradoria Geral da República. O ministro também autorizou busca e apreensão em relação a ele e ao coronel Flávio Botelho Peregrino, assessor do general.

Moraes também determinou que os dois sejam proibidos de fazer contato com outros investigados. Moraes determinou, também, a retirada do sigilo da decisão, da representação da Polícia Federal e do parecer da Procuradoria Geral da República.

Leia a íntegra da decisão de Alexandre de Moraes que determina a prisão de Braga Netto:


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.