Ouvindo...

Veja o que diz Moraes na ordem de prisão de Braga Netto

General Walter Souza Braga Netto é alvo de inquérito que apura suposta tentativa de golpe. Ele foi preso hoje

Ministro Alexandre de Moraes, do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, na decisão que pediu a prisão preventiva do general Walter Souza Braga Netto, que o militar tentou obstruir as investigações que apuram suposta tentativa de golpe de Estado.

O Ministro Alexandre de Moraes avaliou que as investigações da PF da Operação Contragolpe e os depoimentos da delação premiada de Mauro Cid “revelaram a gravíssima participação de Walter Souza Braga Netto nos fatos investigados, em verdadeiro papel de liderança, organização e financiamento, além de demostrar relevantes indícios de que o representado atuou, reiteradamente, para embaraçar as investigações”.

Na decisão, Moraes cita conclusão da Polícia Federal de que:

Leia também

Decisão

Na decisão deste sábado, Moraes determinou a prisão do general de Exército da reserva Walter Souza Braga Netto a pedido da Polícia Federal após parecer favorável da Procuradoria Geral da República. O ministro também autorizou busca e apreensão em relação a ele e ao coronel Flávio Botelho Peregrino, assessor do general.

Moraes também determinou que os dois sejam proibidos de fazer contato com outros investigados. Moraes determinou, também, a retirada do sigilo da decisão, da representação da Polícia Federal e do parecer da Procuradoria Geral da República.

Leia a íntegra da decisão de Alexandre de Moraes que determina a prisão de Braga Netto:


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.