Ouvindo...

Prisão de Braga Netto: oposição sai em defesa do militar; aliados de Lula comemoram

O ex-ministro de Bolsonaro é alvo de inquérito que apura suposta tentativa de golpe, em 2022

Braga Netto é o primeiro general quatro estrelas a ser preso na história

Preso neste sábado (14), o general Walter Souza Braga Netto contou com o apoio de figuras da oposição ao governo Lula (PT). Por outro lado, aliados do petista celebraram a prisão.

O militar é alvo de inquérito que apura suposta tentativa de golpe, em 2022, quando nomes próximos ao presidente Jair Bolsonaro (PL) teriam tentado, segundo a Polícia Federal, traçar um plano para impedir a posse do então presidente eleito Lula.

Veja abaixo algumas das manifestações políticas feitas nesta manhã

  • General Hamilton Mourão (senador pelo Republicanos) - “O General Braga Netto não representa nenhum risco para a ordem pública e a sua prisão nada mais é do que uma nova página no atropelo das normas legais a que o Brasil está submetido”;
  • Paulo Teixeira (ministro do Desenvolvimento Social e Agrário de Lula) - “Eu avisei. Braga Netto preso!”
  • Rogério Carvalho (senador pelo PT) - “Um passo essencial para responsabilizar quem atentou contra a democracia”. A democracia brasileira respira aliviada diante dessa ação. O cerco está fechando”;
  • Luiz Ovando (deputado pelo PP) - “Braga Netto preso por ‘suposta’ obstrução. Criaram a fantasia do golpe para perseguir opositores, com Moraes como guardião do regime jurídico-ditatorial”;
  • Gleisi Hoffmann (presidente do PT) - “Queriam [os bolsonaristas] se manter no Governo a qualquer custo, para continuar a venda do país”.

Quando foi indiciado pela PF, em novembro, a defesa de Braga Netto emitiu nota em que diz “repudiar a indevida difusão de informações relativas a inquéritos”.

Leia também

“A Defesa técnica do General Walter Souza Braga Netto destaca e repudia veementemente, e desde logo, a indevida difusão de informações relativas a inquéritos, concedidas ‘em primeira mão’ a determinados veículos de imprensa em detrimento do devido acesso às partes diretamente envolvidas e interessadas”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.