Ouvindo...

Por 9 a 1, STF mantém Moraes como relator do inquérito do golpe; só indicado por Bolsonaro votou contra

Defesa de Bolsonaro alega que Moraes é parte interessada no processo e por isso estaria impedido de atuar, relatar ou julgar o caso

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta sexta-feira (13), por 9 votos a 1, o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para impedir o ministro Alexandre de Moraes de atuar na investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado no fim de seu governo.

Houve divergência entre os dois ministros indicados por Bolsonaro. Enquanto Nunes Marques seguiu a maioria da Corte, André Mendonça foi o único a votar contra a manutenção de Moraes como relator do caso.

Leia também

No pedido, a defesa de Bolsonaro alega que Moraes é parte interessada no processo e por isso estaria impedido de atuar, relatar ou julgar o caso. Segundo os advogados, o ministro teria admitido ser vítima dos fatos investigados, o que comprometeria sua imparcialidade.

O recurso tem como relator o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, que disse que o pedido não foi devidamente fundamentado.

Alexandre de Moraes se declarou impedido para analisar o pedido.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Leia mais