Ouvindo...

Com Lula internado, Alckmin recebe o primeiro-ministro da Eslováquia em Brasília

Agenda com o chefe de estado foi transferida do Palácio do Planalto - sede do Poder Executivo - para a o Palácio do Itamaraty - sede do Ministério das Relações Internacionais

Com a intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo, coube ao vice-presidente Geraldo Alckmin a missão de recepcionar e conduzir as reuniões bilaterais com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, em Brasília.

Na manhã desta terça-feira (10), Alckmin estava em São Paulo, onde participaria de uma agenda própria em São Carlos, no interior paulista. Às pressas, o vice-presidente precisou se deslocar para Brasília para assumir os compromissos de Lula, que incluíam a recepção do chefe de estado.

Por conta das mudanças na agenda, alguns protocolos precisaram ser revistos. A recepção da autoridade eslovaca foi transferida do Palácio do Planalto para o Ministério das Relações Exteriores, onde deverá ocorrer um almoço e também as reuniões.

Leia também

Segundo a assessoria do Planalto, além da reunião, Alckmin e Fico devem assinar atos e fazer uma declaração à imprensa.

Na recepção de Fico, estiveram presentes, além de Alckmin, o ministro da Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Antônio Amaro.

A equipe de Alckmin agora se prepara para assumir outros compromissos e agendas que teriam a participação do presidente. A exceção são as reuniões internas com integrantes da equipe de Lula e com os ministros, que por hora, foram canceladas.

Hoje, Lula se reuniria com Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes) e Nísia Trindade (Saúde).


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais