Os deputados estaduais de Minas Gerais elegeram, em votação na manhã desta quarta-feira (4), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALMG) para o próximo biênio, de 2025 e 2026.
Veja como ficou a Mesa Diretora:
Presidente: Tadeu Martins Leite (MDB)
1º vice-presidente: Leninha (PT)
2º vice-presidente: Duarte Bechir (PSD)
3º vice-presidente: Betinho Pinto Coelho (PV)
1º secretário: Gustavo Santana (PL)
2º secretário: Alencar da Silveira (PDT)
3º secretário: João Vitor Xavier (Cidadania)
Com apenas uma mudança na composição, os deputados que integram a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foram reeleitos. A votação ocorreu em reunião especial na manhã desta quarta-feira.Os eleitos vão comandar a ALMG no biênio 2025-2026.
O deputado
Ao contrário de 2022, as articulações em torno da eleição não foram tumultuadas. Na última disputa, o governador Romeu Zema (Novo) tentou emplacar o nome do ex-líder de governo, Roberto Andrade (PRD), na disputa pela presidência da casa. Neste ano, Zema não lançou candidato e apoiou Tadeuzinho, como o parlamentar é chamado pelos colegas de parlamento.
Disputa no PL
Nesta eleição, a polêmica girou em torno apenas da cadeira de 1º Secretário da Mesa Diretora ocupada pelo PL. O cargo era ocupado pelo deputado Antônio Carlos Arantes, que conforme apuração da Itatiaia, pretendia tentar a reeleição. No entanto, um atrito no PL mudou radicalmente a situação.
Após negociações e reuniões que duraram até o fim da noite desta terça-feira, o PL decidiu optar por uma votação para definir quem representará o partido da chapa única que tenta a reeleição. A Itatiaia apurou com interlocutores que ao menos 8 dos 11 parlamentares do PL defenderam o nome do deputado Gustavo Santana para disputar o posto de 1º Secretário da Mesa Diretora. Com isso, Santana foi o nome escolhido pela maioria dos parlamentares da legenda e desbancou Arantes, que não quis tentar lançar candidatura avulsa. Santana foi eleito com 72 votos, inclusive com o voto do próprio Arantes.
O 2° secretário, Alencar da Silveira (PDT), foi reeleito com 72 votos. Já o deputado João Vitor Xavier (Cidadania) foi reeleito com 73 votos para o cargo de 3° secretário da Mesa Diretora.