Ouvindo...

ALMG: veja como ficou a composição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026

Eleição para comando do Legislativo mineiro teve chapa única e apenas vaga do PL foi motivo de disputa

Veja como ficou a composição da Mesa Diretora da ALMG

Os deputados estaduais de Minas Gerais elegeram, em votação na manhã desta quarta-feira (4), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALMG) para o próximo biênio, de 2025 e 2026.

Veja como ficou a Mesa Diretora:

Presidente: Tadeu Martins Leite (MDB)
1º vice-presidente: Leninha (PT)
2º vice-presidente: Duarte Bechir (PSD)
3º vice-presidente: Betinho Pinto Coelho (PV)
1º secretário: Gustavo Santana (PL)
2º secretário: Alencar da Silveira (PDT)
3º secretário: João Vitor Xavier (Cidadania)

Com apenas uma mudança na composição, os deputados que integram a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foram reeleitos. A votação ocorreu em reunião especial na manhã desta quarta-feira.Os eleitos vão comandar a ALMG no biênio 2025-2026.

Leia também

O deputado Tadeu Martins Leite (MDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em reunião especial que ocorreu na manhã desta quarta-feira (4) no parlamento mineiro. Tadeuzinho recebeu 72 votos favoráveis. Não houve votos em branco.

Ao contrário de 2022, as articulações em torno da eleição não foram tumultuadas. Na última disputa, o governador Romeu Zema (Novo) tentou emplacar o nome do ex-líder de governo, Roberto Andrade (PRD), na disputa pela presidência da casa. Neste ano, Zema não lançou candidato e apoiou Tadeuzinho, como o parlamentar é chamado pelos colegas de parlamento.

Disputa no PL

Nesta eleição, a polêmica girou em torno apenas da cadeira de 1º Secretário da Mesa Diretora ocupada pelo PL. O cargo era ocupado pelo deputado Antônio Carlos Arantes, que conforme apuração da Itatiaia, pretendia tentar a reeleição. No entanto, um atrito no PL mudou radicalmente a situação.

Após negociações e reuniões que duraram até o fim da noite desta terça-feira, o PL decidiu optar por uma votação para definir quem representará o partido da chapa única que tenta a reeleição. A Itatiaia apurou com interlocutores que ao menos 8 dos 11 parlamentares do PL defenderam o nome do deputado Gustavo Santana para disputar o posto de 1º Secretário da Mesa Diretora. Com isso, Santana foi o nome escolhido pela maioria dos parlamentares da legenda e desbancou Arantes, que não quis tentar lançar candidatura avulsa. Santana foi eleito com 72 votos, inclusive com o voto do próprio Arantes.

O 2° secretário, Alencar da Silveira (PDT), foi reeleito com 72 votos. Já o deputado João Vitor Xavier (Cidadania) foi reeleito com 73 votos para o cargo de 3° secretário da Mesa Diretora.


Participe dos canais da Itatiaia:

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.