O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará um pronunciamento à população brasileira nesta quarta-feira (27) para explicar o pacote de corte de gastos do governo federal.
A previsão é que a fala do ministro seja transmitida em cadeia de rádio e televisão às 20h30. O pronunciamento, que será gravado, terá duração de aproximadamente sete minutos.
Entre as medidas em discussão e que deverão ser apresentadas estão o combate aos supersalários de servidores públicos, a implementação de filtros mais rigorosos nos programas sociais, e a realização de uma revisão detalhada no Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Além disso, o governo avalia uma nova reforma previdenciária para os militares, tema que já havia sido abordado em ajustes realizados no ano de 2019.
Discussão com o Congresso
Antes do pronunciamento, às 17h30, o presidente Lula se reúne com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para apresentar as medidas.
Parte das propostas ainda serão discutidas no Congresso Nacional.
O governo já havia se reunido com os representantes do Legislativo para discutir as medidas, mas agora, a previsão é que o pacote de corte de gastos seja apresentado oficialmente.