Ouvindo...

Polícia faz operação por suposta compra de votos de vereadora mais votada em Esmeraldas

Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão contra ‘Ivanete Mãe do Wellitin’

Vereadora mais vota em Esmeraldas, Ivanete foi alvo da PC

A Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu neste sábado (23) mandado de busca e apreensão na casa do filho da vereadora eleita mais votada em Esmeraldas, na grande BH, Ivanete Mãe do Wellitin (MOBILIZA). A polícia apreendeu o telefone celular de Wellinton Adriano, de 35 anos, líder comunitário influente na cidade, e que teve o nome colocado no nome de campanha da mãe. A operação aconteceu no bairro Conjunto Habitacional Presidente Castelo Branco.

A vereadora eleita candidata teve 1.193 votos, e foi eleita para tomar posse em janeiro do ano que vem.

Segundo fontes da polícia, a operação faz parte de investigação de possível compra de votos nas eleições deste ano.

Não é a primeira vez que houve apreensão do celular do líder comunitário. Na última quinta-feira (14) a própria vereadora eleita divulgou nas suas redes sociais que houve a buscas em sua própria residência e na casa de Wellinton. Em uma nota de esclarecimento, ela afirma que ocorre perseguição política por parte de adversários.

Leia também

“Lamento profundamente que a política chegue a esse nível de perseguição, mas quero reforçar que estou determinada a assumir meu mandato e trabalhar arduamente pela população de Esmeraldas. Foi exatamente por isso que entrei na política: para servir ao povo.”

Ainda segundo a polícia, houve intimação para que pessoas ligadas a candidata prestem depoimento.

A vereadora eleita faz parte da coligação “Continuidade, Trabalho e Progresso”, que engloba o partido de Ivanete e do prefeito reeleito da cidade, Marcelo Nonato (SOLIDARIEDADE). O prefeito fez campanha para Ivanete, assim como a então candidata também apoiou a reeleição de Nonato. Ivanete também contou com o apoio do vice-prefeito eleito em Esmeraldas, o atual Presidente da Câmara Municipal, Gustavo do Dedé (MOBILIZA), do mesmo partido de Ivanete.

Em nota enviada a Itatiaia, a Polícia Civil afirmou que o material apreendido será periciado.

“Nesta manhã (23/11), no bairro Conjunto Habitacional Presidente Castelo Branco, em Esmeraldas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandado de busca e apreensão, em desfavor do homem, de 35 anos. A PCMG informa que o material apreendido foi encaminhado para análise pericial e esclarece que, em momento oportuno, outras informações serão divulgadas.”

Neste sábado, Ivanete, ao lado de Wellington, publicou um vídeo e uma nota de esclarecimento, mais uma vez afirmando haver perseguição política e boatos falsos na cidade.

"É evidente que estamos diante de uma perseguição política, uma tentativa de desestabilizar e descredibilizar a escolha legítima e democrática do povo. Essa campanha de fake news tem o objetivo de manchar a reputação de pessoas que têm trabalhado com ética e dedicação para representar os interesses da comunidade. Reitero que eu e meu filho Wellington estamos absolutamente tranquilos, confiantes na Justiça e à disposição para quaisquer esclarecimentos, pois não temos nada a esconder. Durante todo o processo eleitoral, a minha campanha foi conduzida de maneira limpa, respeitando as leis e os princípios da transparência.”


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.