Ouvindo...

Gilmar Mendes vota para colocar Robinho em liberdade

O ex-jogador cumpre a pena de nove anos de prisão por estupro coletivo a que foi condenado na Justiça da Itália

STF retoma julgamento de habeas corpus de Robinho nesta sexta

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (15) para colocar em liberdade o ex-jogador de futebol Robinho, que está preso há oito meses em Tremembé, no interior de São Paulo.

O ex-jogador cumpre a pena de nove anos de prisão por estupro coletivo a que foi condenado na Justiça da Itália. O crime ocorreu em 2013. Na época, Robinho jogava no Milan.

Leia também

Luiz Fux e Edson Fachin votaram para manter a prisão de Robinho. O julgamento vai até o dia 26. Em seu voto, Gilmar defendeu a suspensão do processo de homologação de sentença estrangeira em andamento no Superior Tribunal de Justiça e da decisão que confirmou a execução da sentença, “com a consequente soltura [de Robinho], se por outro motivo não estiver preso”. Ele argumentou que o processo ainda não esgotou todas as possibilidades de recurso no Brasil.

O STF analisa dois habeas corpus apresentados pela defesa de Robinho. O julgamento foi retomado em sessão virtual que começou nesta sexta (15).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.