Ouvindo...

Explosões próximas ao STF tiveram intervalo de 18 segundos

Um homem morreu no episódio. Suspeito foi candidato a vereador em SC, em 2020, pelo Partido Liberal (PL)

Homem morto em atentado tentou entrar no STF, diz governadora em exercício do DF

As explosões de artefatos na noite desta quarta-feira (13) entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o estacionamento do Anexo 4 da Câmara dos Deputados tiveram um intervalo de cerca de 18 segundos. O barulho das detonações chegou a ser ouvido em outros prédios da Esplanada dos Ministérios.

O episódio aconteceu momentos após a sessão plenária do STF desta quarta ser finalizada.

Ao menos duas explosões foram registradas. Ministros e servidores foram retirados do Supremo por seguranças.

A Polícia Federal abriu um inquérito para analisar o caso. O principal suspeito das explosões é Francisco Wanderley Luiz. Conhecido como “TiÜ França”, ele chegou a concorrer ao cargo de vereador em Rio do Sul (SC), em 2020, pelo Partido Liberal (PL). O caso utilizado em uma das explosões está registrado no nome dele.

Francisco chegou a compartilhar em redes sociais ameaças de bomba. Em uma das mensagens ele mostrou que chegou a entrar no plenário do STF. Não há confirmação da data deste registro.

Leia também

O esquadrão antibomba da Polícia Militar do Distrito Federal foi acionado e já iniciou uma varredura no STF.

A segurança na Praça dos Três Poderes foi reforçada. O trânsito na via S2 (paralela ao Eixo Monumental) foi interditado. A Esplanada dos Ministérios também deve ser fechada para uma varredura geral.

Do outro lado da praça, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República fez uma varredura no Palácio do Planalto. O presidente Lula (PT) não estava no local no momento das explosões.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.