Ouvindo...

Confira tudo o que se sabe até agora sobre as explosões na Praça dos Três Poderes

Foram registradas duas explosões em um intervalo de 20 segundos em um dos principais endereços da política em Brasília

Confira tudo o que se sabe até agora sobre as explosões na Praça dos Três Poderes

Uma sequência de explosões foi registrada em um intervalo de 20 segundos no início da noite desta quarta-feira (13) em um espaço entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o anexo 4 da Câmara dos Deputados, em Brasília. A Polícia Militar do Distrito Federal confirma a morte de um homem.

Confira tudo o que se sabe até agora sobre o atentado:

  • A explosão aconteceu em um carro. O veículo está registrado no nome de Francisco Wanderley Luiz, conhecido como “TiÜ França”, que concorreu para vereador em Rio do Sul (SC) pelo Partido Liberal (PL) em 2020.
  • Foi confirmada a morte de um homem no episódio. A vítima ainda não foi identificada e o corpo não foi retirado do local.
  • A Polícia Militar realiza uma varredura na Praça dos Três Poderes para verificar se há mais algum artefato no local.
  • As explosões aconteceram em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros da Corte foram retirados em segurança.
  • O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) reforçou a segurança no Palácio do Planalto, local de trabalho oficial do Presidente da República.
  • Francisco Wanderley Luiz compartilhou prints em uma rede social com ameaças para figuras públicas como William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso.
  • A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar as explosões
Leia também

Em nota, a assessoria de imprensa do STF informou que dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros da Corte foram retirados do prédio em segurança. “Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela. Mais informações sobre as investigações devem aguardar o desenrolar dos fatos. A Segurança do STF colabora com as autoridades policiais do DF.”


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.