O governo da Venezuela, comandado pelo presidente Nicolás Maduro, parabenizou a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos e disse que o país está “disposto estabelecer boas relações” com os estadunidenses. O comunicado foi divulgado nesta quarta-feira (6) pelo ministro de Relações Exteriores, Yván Gil Pinto, nas redes sociais.
No texto, o governo venezuelano fala em “espírito de diálogo, respeito e solidariedade comum”.
Leia o texto na íntegra:
“A República Bolivariana da Venezuela parabeniza o povo dos Estados Unidos pelas eleições presidenciais celebradas no último dia 5 de novembro de 2024 e o presidente Donald J. Trump pela vitória.
A Venezuela sempre estará disposta para estabelecer boas relações com os governos estadunidenses, marcados em um espírito de diálogo, respeito e sensatez.
O reconhecimento da soberania e da autodeterminação dos povos são fundamentais para a construção de um mundo novo, onde impera o equilíbrio entre as nações livres.
O povo da Venezuela compartilha laços históricos com o povo dos Estados Unidos, com quem aspira transitar um caminho de paz e justiça social, onde não tenha guerra, exclusão, discriminação e que a cooperação e o respeito mútuo entre as nações sejam o padrão das relações internacionais.
Com o espírito do libertador Simón Bolívar, a Venezuela ratifica sua diplomacia de paz e diálogo.
Até meados de 2020, a Organização das Nações Unidas (ONU) indicou que haviam mais de 500 mil imigrantes venezuelanos vivendo nos Estados Unidos. Uma das bandeiras da campanha de Trump foi, justamente, a imigração. Nesta eleição, em específico, a Venezuela foi um tópico pouco comentado, tanto por Kamala Harris quanto por Donald Trump. O ex-presidente limitou-se a comentar que, se eleito, iria promover uma “deportação em massa” de imigrantes, incluindo latinos.