Ouvindo...

Líderes mundiais parabenizam Donald Trump pela eleição nos EUA: ‘Vitória histórica’

Vitória do republicano deve ser oficializado ao longo do dia

Donald Trump tem vitória certa nos Estados Unidos

Líderes mundiais já reconhecem a vitória do republicano Donald Trump sobre a democrata Kamala Harris na eleição presidencial dos Estados Unidos. Apesar de ainda não ser oficial, a eleição de Trump é certa, já que ele tem ampla vantagem sobre Harris.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse nesta quarta-feira (6) que Donald Trump conseguiu uma ‘vitória eleitoral histórica’, assegurando que ‘a relação especial’ entre os dois países ‘continuará prosperando’.

“Como nossos aliados mais próximos, estamos um ao lado do outro na defesa dos nossos valores compartilhados de liberdade, democracia e empreendedorismo”, afirmou o líder trabalhista em um comunicado.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também se manifestou e classificou a vitória como ‘maior retorno da história’.

“Parabéns pelo maior retorno da história! Seu retorno histórico à Casa Branca oferece aos Estados Unidos um novo começo e um poderoso compromisso com esta grande aliança entre Israel e Estados Unidos”, declarou Netanyahu em um comunicado.

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que está disposto a trabalhar com o candidato à frente nas eleições americanas ‘com respeito e ambição’.

“Com as suas convicções e com as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade”, acrescentou o chefe de Estado francês na rede social X, que já coincidiu com Trump no poder durante seu primeiro mandato.

Leia também

Macron conversou hoje com o chanceler alemão, Olaf Scholz, com quem concordou em “trabalhar por uma Europa mais unida, mais forte e mais soberana”, escreveu o presidente francês na rede X.

“Cooperar com os Estados e defender os nossos interesses e os nossos valores”, acrescentou Macron, especialmente quando França e Alemanha são duas potências econômicas e os principais impulsionadores da União Europeia.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, parabenizou o ‘amigo Donald Trump’. “Espero que a relação entre Turquia e os Estados Unidos se fortaleça e que as crises e guerras globais e regionais acabem, em particular a questão palestina e a guerra entre Rússia e Ucrânia”, escreveu o presidente turco em uma mensagem na rede X.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.