Ouvindo...

Zema se reúne com Arthur Lira para discutir projeto que revisa o pagamento da dívida dos estados

Governador se reuniu com presidente da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (23), em Brasília

Zema e Lira conversaram sobre projeto que trata da negociação das dívidas dos Estados com a União

O governador Romeu Zema (Novo) se reuniu nesta quarta-feira (23), em Brasília, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), para discutir o projeto de renegociação da dívida dos estados com a União.

O projeto que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) foi aprovado no Senado em agosto e será discutido a partir das próximas semanas na Câmara.

O texto, elaborado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e com o governo de Minas, prevê a revisão dos termos das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União.

“Recebi hoje o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para tratarmos do Propag, o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, que pretende promover a revisão dos termos das dívidas dos Estados e do Distrito Federal com a União. Continuamos mantendo o diálogo com o governo mineiro e todos os demais entes federativos envolvidos na solução do problema que afeta a gestão dos governos estaduais”, escreveu Lira.

Participaram do encontro o secretário de Casa Civil, Marcelo Aro; o secretário de Governo, Gustavo Valadares; e a secretária de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto.

O governador afirmou, por meio de nota, que a reunião com as lideranças do Congresso foi positiva para tratar da implementação do programa. Uma das principais questões tratadas pelo governador foi a redução da taxa de juros, que atualmente é de 4% ao ano.

“Mais uma vez aqui em Brasília para tratarmos a questão da dívida do estado, que é de R$ 165 bilhões de reais. Tivemos uma ótima reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que inclusive é o autor do Propag, e também com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira. Estamos fazendo o possível para que esse problema, que assola os mineiros há tanto tempo, venha a ter uma solução definitiva”, disse Zema.

“Além do problema da dívida que é muito grande, nós também estamos lutando para reduzir a taxa de juros elevadíssima. Com o Propag, essa taxa cairá de 4% para 1%, isso vai possibilitar a viabilidade do pagamento por parte do Estado. Sem essa redução, nós não teremos uma solução definitiva para esse problema tão grave, que já dura mais de dez anos”, concluiu.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.