As eleições de 2024 estão chegando e acontecem no próximo domingo (6), nelas mais de 155 milhões de brasileiros poderão ir às urnas escolher quem irá ocupar os cargos de prefeito e de vereador. Diferente das pessoas em liberdade, não são todos os detentos que podem exercer o direito ao voto, nesse caso, apenas aqueles que estão detidos provisoriamente que podem votar.
Leia mais:
Saiba o que é assédio eleitoral; casos se multiplicaram no Brasil em apenas dois anos Candidato pode dar camisa? Entenda o que diz a Justiça Eleitoral sobre distribuição de brindes Gasolina, remédios e material de construção; veja o que eleitores pedem a vereadores em troca de votos
Além de apenas os presos provisórios poderem votar, existem outras condições para que essa população exerça o direito ao voto. A seção onde eles vão votar tem que ter pelo menos 20 eleitores aptos, contando com mesários e funcionários das penitenciárias.
Até julho deste ano, o número de pessoas presas era de 852 mil pessoas, destas cerca de 209 mil eram provisórias, segundo Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Contudo, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no país apenas 6.322 presos provisórios estariam aptos para participar das eleições, 80 deles estão em Minas Gerais.