Ouvindo...

Caso Marielle: Ronnie Lessa fala pela 1ª vez ao STF após apontar mandantes do crime

Apontados como mandantes do crime, os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão e delegado Rivaldo Barbosa vão acompanhar o depoimento

STF liberou acesso a vídeos de depoimentos de Ronnie Lessa à Polícia Federal

Acontece nesta terça-feira (27), a partir das 13h, no Supremo Tribunal Federal (STF) a audiência com ex-sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Ronnie Lessa - réu confesso pelo assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e o motorista Anderson Gomes em março de 2018, na capital fluminense. Essa é a primeira vez que o ex-militar será ouvido oficialmente desde que entregou os mandantes do crime em acordo de delação premiada.

A audiência com Lessa deve ser acompanhada pelos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, além do delegado Rivaldo Barbosa - todos apontados pelo ex-PM como as pessoas que o contactaram para que Marielle fosse morta. A expectativa é que Ronnie Lessa reafirme pontos da delação.

Leia também

O caso está atualmente na fase das audiências de instrução, que precede o júri popular e a sentença. Até o momento, já prestaram depoimentos três policiais federais, o miliciano Orlando Oliveira de Araújo, conhecido como Orlando Curicica, além do secretário municipal de Ordem Pública do Rio, o delegado Brenno Carnevale.

Relembre

Marielle Franco e Anderson Gomes foram assassinados em em ataque a tiros na região central do Rio de Janeiro, na noite do dia 14 de março de 2018. Eles foram vítimas de uma emboscada.

As investigações apontaram que o ex-policial militar Ronnie Lessa, que atuava como um assassino de aluguel, foi o autor dos disparos, e o carro usado por ele estava sendo conduzido por outro ex-PM, Élcio de Queiroz. Cinco anos após sua prisão, Lessa revelou a participação de outros envolvidos:

O conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro Domingos Inácio Brazão, o deputado federal João Francisco Inácio Brazão, que é irmão do conselheiro; o delegado Rivaldo Barbosa e o policial militar Ronald Paulo de Alves Pereira.

O processo sobre o assassinato de Marielle Franco chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a relatoria do caso está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio