Ouvindo...

Cleitinho defende CPI para investigar uso indevido do TSE por Alexandre de Moraes

Conversas publicadas por jornal mostram como o setor de combate à desinformação do TSE teria sido usado como um ‘braço investigativo’; Moraes nega acusações

O senador Cleitinho Azevedo

O senador Cleitinho (Republicanos-MG) comentou, em pronunciamento na terça-feira (13), sobre a reportagem divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, que afirma que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teria utilizado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O parlamentar disse que o Senado não pode prevaricar em relação ao caso e pediu que o Casa instale uma CPI para apurar a situação.

“No mínimo, tem que ser apurado isso aqui. Não estou aqui acusando, porque isso saiu agora, mas eu acredito que o Senado, que tem essa competência, essa prerrogativa, tem que fazer a convocação de todas as pessoas que estão nos áudios aqui, inclusive o ministro Alexandre de Moraes. Inclusive, para mim, deveria ter uma CPI da vaza toga”, disse Cleitinho.

O que diz Moraes

O gabinete do ministro Alexandre de Moraes se manifestou sobre a reportagem do jornal “Folha de S. Paulo” que revela que ele ordenou, por meio de mensagens e de forma não oficial, a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões dele mesmo contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no inquérito das fake news, que corre no Supremo Tribunal Federal. Essa prática teria sido adotada durante e depois das eleições de 2022.

Leia também

Em nota, a equipe do ministro diz que, no curso das investigações dos inquéritos das Fake News e das Milícia Digitais, “nos termos regimentais, diversas determinações, requisições e solicitações foram feitas a inúmeros órgãos, inclusive ao Tribunal Superior Eleitoral, que, no exercício do poder de polícia, tem competência para a realização de relatórios sobre atividades ilícitas, como desinformação, discursos de ódio eleitoral, tentativa de golpe de Estado e atentado à Democracia e às Instituições”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.