Ouvindo...

Caso Moraes: oposição vai ao CNJ contra juízes auxiliares do ministro

Magistrados teriam participado da elaboração de relatórios de forma extraoficial a pedido dele

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Senadores críticos da atuação de Alexandre de Moraes preparam, além do pedido de impeachment dele, uma denúncia contra os assessores do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo uso extraoficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na produção de relatórios para embasar investigações contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na mira, estão os juízes auxiliares Airton Vieira (do STF) e Marcos Antônio Vargas (do TSE).

Vieira aparece nas conversas vazadas pelo jornal “Folha de S. Paulo”. São trechos em que ele troca mensagens com Eduardo Tagliaferro, perito computacional que atuava em um setor de monitoramento de desinformação no TSE.

O pedido será feito pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que afirmou que há grave suspeita de criação de um “gabinete paralelo” nas estruturas do STF e do TSE). O pedido será encaminhado ao corregedor-geral da Justiça, Luís Felipe Salomão, e a ideia é colher assinaturas de outros parlamentares que queiram apoiar a iniciativa.

“É grave a cooptação dos juízes auxiliares para trabalhar contra determinado grupo político, e esses magistrados também devem responder por isso”, destacou a senadora.

Leia também

Nesta quarta-feira (14), Moraes se defendeu das acusações. ““Absolutamente todas as defesas tiveram acesso aos relatórios juntados, os autos, e puderam impugná-los. Todos os agravos regimentais foram trazidos ao plenário dessa Corte. Absolutamente todos os agravos regimentais foram confirmados por esse plenário. Então, não há nada a esconder.”

De acordo com a reportagem, as mensagens revelam um fluxo fora do comum envolvendo o TSE e o STF. Entre os envolvidos nas mensagens está o principal assessor de Moraes no STF.

Em alguns momentos das conversas, segundo a “Folha de S. Paulo”, assessores relataram irritação do ministro com a demora no atendimento às suas ordens. Clique aqui e leia os trechos das conversas.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.