Ouvindo...

Veja a repercussão sobre a morte de Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda

Polítocos e autoridades destacaram a biografia do economista que faleceu na madrugada desta segunda-feira, aos 96 anos

Ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto, também foi deputado federal por São Paulo entre 1987 e 2007

A morte do economista e político Antônio Delfim Netto – ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e ex-deputado federal –, aos 96 anos, repercutiu no mundo político nesta segunda-feira (12). Nomes como o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) lamentaram o falecimento e destacaram a biografia de Delfim, que morreu em na madrugada desta segunda, em São Paulo

Em nota, Pacheco prestou seus sentimentos aos familiares e destacou a trajetória do ex-ministro. “Presto minhas condolências aos familiares e amigos do ex-deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto, que morreu na madrugada desta segunda-feira , em São Paulo, aos 96 anos. Profundo conhecedor das ciências econômicas, ocupou papel altivo na história do Brasil desde 1967, quando se tornou, aos 38 anos, o mais jovem ministro do país”, disse Pacheco.

Tarcisio também destacou o currículo de Delfim Netto e a importância do economista para a sua candidatura ao governo paulista, em 2022. “Tenho profunda admiração pela genialidade e sensatez das suas contribuições para o Brasil. Poucos sabem, mas Delfim Netto foi um dos incentivadores da minha candidatura ao governo de São Paulo. Serei eternamente grato pelos seus conselhos. Meus sentimentos à sua família, com a certeza de que descansa em paz”, relembrou o governador.

Confira a repercussão

Ministério da Fazenda

“O Ministério da Fazenda manifesta pesar diante do falecimento de Antônio Delfim Netto. Professor, economista, ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e diplomata, Delfim Netto foi um referencial em diferentes fases da história do país. Por décadas, fomentou debates essenciais sobre a condução da política econômica brasileira. Neste momento de luto, os servidores do ministério da Fazenda manifestam respeito e solidariedade aos familiares e amigos de Delfim Netto”

Baleia Rossi (MDB-SP), deputado federal e presidente do partido
“Meus sentimentos aos familiares e amigos do ex-ministro Delfim Netto, com que tive a oportunidade de me encontrar no início da discussão sobre a PEC45 da Reforma Tributária em 2019"

Michel Temer (MDB), ex-presidente da república

“Recebi, na manhã de hoje, a triste notícia do falecimento do meu amigo e conselheiro, Delfim Netto. Professor, secretário de estado, ministro, embaixador, parlamentar, consultor e autor profícuo, Delfim possuía um profundo conhecimento da teoria econômica associado a uma ampla e diversificada rede de relacionamentos, o que dava a ele uma visão de realidade como raros possuíam. Homem de um acervo cultural impressionante, era sofisticado e sereno, bem humorado e irônico na medida certa. Deixou amigos em todas as áreas e em todos os campos políticos pois tinha com o mundo uma relação de inesgotável curiosidade e uma diferenciada capacidade de escuta. Sempre foi discreto, o que era incomum para pessoas dotadas de inteligência como a dele, mas, nele, a discrição era justamente manifestação do talento. Delfim deixa familiares e muitos amigos, todos órfãos nesse momento de despedida”

Chico Alencar (PSOL-RJ), deputado federal

“Delfim Netto se foi, aos 96. Eu o conheci na Constituinte, qdo fui defender teses de moradia popular, a convite de Vladimir Palmeira. Como tb dep., vi um homem inteligente, educado e sarcástico. Indagado sobre a ditadura, a quem tanto serviu, não se alongava: ‘foram as circunstâncias...’. Na democracia, sucessivamente eleito, mostrou-se uma direita com ideias, de diálogo. Diferente da que predomina hoje.”

“As análises e tiradas inteligentes e irônicas do deputado Delfim contrastavam com sua defesa da ditadura (e, por consequência, da tortura e do arbítrio), a quem serviu como ministro... Era um homem de ideias, mas fica tb essa marca sinistra.”

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo

“Hoje nos despedimos do ex-ministro da Fazenda, Antônio Delfim Netto, uma das figuras mais importantes da história do Brasil. Suas formulações econômicas foram sempre muito relevantes e consideradas. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos.”

Leia também

Tereza Cristina (PP-MS), senadora e ex-ministra da Agricultura

“Nossas condolências aos amigos e familiares do ex-ministro, ex-deputado e professor Delfim Netto. Sua trajetória se confunde com a história do Brasil, tendo sido protagonista e testemunha de fatos fundamentais para o desenvolvimento do nosso país. Ele foi também ministro da Agricultura e contribuiu, com seu brilhantismo, para o crescimento do setor.”

Mauricio Neves (PP-SP), deputado federal e presidente estadual do partido

“Meus sentimentos aos familiares do ex-deputado federal, ministro da fazenda, agricultura e do planejamento, Antônio Delfim Neto. Ele foi filiado ao Progressistas e deixou um grande legado ao Brasil.”

Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal

“O ministro Delfim Netto foi uma personalidade muito importante na história brasileira dos últimos 60 anos. De origem humilde, chegou muito cedo à Cátedra na Universidade de São Paulo e seu brilhantismo intelectual levou-o a elevados postos na República. Sua tese de livre-docência foi sobre a economia do café e, até por consequência disso, foi um dos mentores da Embrapa, instituição com papel inegável na revolução agrícola brasileira. Ele foi, portanto, visionário na revalorização de um dos pilares da economia nacional no século XXI. Sua biblioteca pessoal representa sua paixão pelo conhecimento nas mais diversas áreas. Conselheiro de vários presidentes da República após a redemocratização, soube valorizar as políticas de distribuição de renda e de inclusão social. Sua atuação no período mais duro do regime militar deverá ser lembrada, mas é inegável que o Brasil perdeu hoje um de seus maiores intelectuais e pensador da nação brasileira.”


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio