Amigas e amigos do Agro!
As variações de preços do café arábica nos 2 últimos anos surpreenderam o mercado.
Houve disparadas e quedas repentinas de de preços, desastres climáticos e o aparecimento da China com um potencial importante no consumo do café.
Em setembro de 2024, quando o café alcançava um bom preço de mercado internacional, percebeu-se que o consumo mundial crescia e os estoques não atenderiam a demanda.
Até então, a saca do café que custava mil e 400 reais na média brasileira, começou uma rápida escalada chegando a 2 mil 713 reais, seis meses depois, já em abril de 2025.
De repente uma queda brusca levou o café ao preço de mil e 700 reais, mas os estoques mundiais abaixo da média e o consumo crescendo independentemente dos preços, fazem um alerta ao consumidor que pode ir se preparando para o cafezinho mais caro outra vez, se é que ele caiu de preço ou tivemos a falsa impressão que estaria custando menos.
Os preços da café tipo 6 bebida dura, que consumimos diariamente, apresenta hoje valores que sobem dia a dia no mercado.
Em Franca, São Paulo, 2.270,00
Em Machado, 2.230,00
Em Varginha, 2.220,00
Já o café cereja descascado subiu para 2.540,00 em Poços de Caldas
Nota-se que o café de Poços de Caldas está bem mais caro que os demais, em torno de 200 reais. E qual seria o motivo?
Poços está no coração de uma região vulcânica e nesse terroir exclusivo foi produzido em 2023 um café cuja saca de 60 kg foi arrematada por um grupo japones por 84 mil e 500 reais, o equivalente a mil e 400 reais o quilo.
Entretanto, o nosso preço habitual, não deverá ultrapassar a cem reais o quilo em breve.
Itatiaia Agro, Valdir Barbosa…