O governo federal lançou oficialmente, na tarde desta quarta-feira (24), a primeira fase do programa Voa Brasil, que vai disponibilizar
O lançamento acontece com um ano de atraso. Anunciado em abril de 2023, ele tinha previsão de lançamento para quatro meses depois, em agosto do mesmo ano.
Quem pode participar do Voa Brasil? Nesse primeiro momento, o programa será restrito aos aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) — constantes na base de dados da instituição em julho de 2023 — com renda de até dois salários-mínimos e que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. O governo federal estima que 23 milhões de pessoas podem ser beneficiadas nessa primeira etapa.
Havia a expectativa do programa ser lançado já incluindo pensionistas da instituição e de estudantes do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) — o que não se concretizou, mas é avaliado pelo governo para inclusão nas próximas etapas.
Quais empresas participam do Voa Brasil? A compra dos bilhetes vai depender da oferta dos assentos pelas companhias aéreas. O programa tem participação das empresas Azul, GOL, Latam e Voepass.
Essas empresas, segundo o ministério de Portos e Aeroportos, se comprometeram a oferecer três milhões de passagens de até R$ 200 nos próximos 12 meses.
Como comprar as passagens pelo Voa Brasil? Para a compra, os beneficiários devem ter conta no
Os interessados devem acessar a plataforma do programa ou os sites das companhias aéreas (que deverá ter um link para o direcionamento ao programa).
O Voa Brasil permite a compra de até duas passagens dentro do período de um ano. Ou seja, a aquisição de até dois trechos, podendo ser ida e volta ou dois trechos de ida. As passagens já estarão disponíveis pelas empresas com 60 dias antes dos voos.
Mas, atenção! A disponibilidade dos trechos e datas para as viagens será determinada pelas companhias aéreas. Trechos em períodos de alta demanda, como alta temporada e feriados, podem não estar disponíveis.
O programa não inclui voos internacionais ou itinerários que envolvam conexões.
Como pagar? Cumprida as exigências, o pagamento é feito diretamente para a empresa. As formas de pagamento são variadas, como cartão de crédito ou outro meio. Não há nenhum tipo de intermediação do governo.