Ouvindo...

Após fala controversa, Lula diz que pretende travar ‘guerra’ no combate à violência contra a mulher

Comentário tenta minimiza efeitos do comentário de mau gosto feito na última terça-feira, em que o presidente relativiza a violência doméstica praticada por corintianos

Lula decidiu ler discurso preparado pela equipe após ser alertado por Janja sobre gafes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã deste sábado (20) que pretende iniciar uma “guerra” e focar em ações de combate à violência contra a mulher. As falas ocorrem em meio às críticas sofridas pelo presidente em razão de discursos recentes. Na última terça, Lula fez uma piada infeliz ao comentar casos de violência doméstica.

“Tem aumentado muito a violência, a violência contra a mulher é muito grande. E nós vamos fazer uma guerra. Vamos fazer uma guerra”, disse Lula durante conferência do partido em São Bernardo do Campo. O presidente disse que aprendeu com a mãe que não é correto que um homem agrida uma mulher. “Ao invés de levantar a mão para bater uma mulher, bate na sua própria cara.”

Leia também

Lula não disse de forma mais aprofundada como pretende enfrentar a violência contra as mulheres. Afirmou que a qualificação profissional é uma saída, para reduzir a dependência econômica que muitas mulheres têm de maridos abusivos.

Com a fala, Lula tentou corrigir a rota após afirmações sobre o tema feitas há poucos dias. No discurso que deu origem ao problema, feito em uma reunião com ministros e empresários do setor alimentício, o presidente citou um estudo sobre o maior número de casos de violência doméstica depois de jogos de futebol. “Se o cara é corintiano, tudo bem. Mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente”, disse o petista na ocasião.

No dia seguinte, o próprio Lula revelou que a fala problemática não passou despercebida pela primeira-dama, Janja da Silva. Na ocasião, antes do discurso que faria na 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o presidente revelou que levou uma bronca de Janja, e decidiu ler o discurso preparado para o evento, ao invés de discursar de improviso, como costuma fazer.


Participe dos canais da Itatiaia:

Acompanhe as últimas notícias produzidas pelo Estadão Conteúdo, publicadas na Itatiaia.