Ouvindo...

Governo desiste de realizar leilão do arroz por tempo indeterminado

A informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta quarta-feira (3)

Ministro Carlos Fávaro, da Agricultura

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta quarta-feira (3) que o Brasil não deve, por ora, realizar novos leilões para importar arroz. A declaração foi dada em entrevista à GloboNews.

O leilão foi determinado inicialmente por causa da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, o principal produtor do grão no país. Segundo o ministro, uma solução alternativa será discutida com representantes da Federação dos Arrozeiros do Estado.

Leia também

Fávaro afirmou que o atual cenário, de volta de parte da normalidade no Rio Grande do Sul, ajudou a estabilizar o preço do produto. Hoje, o ministro participa do lançamento do Plano Safra, voltado para o financiamento da produção agrícola. O valor do pacote será de R$ 475,5 bilhões.

“Tivemos problemas, é fato, nós cancelamos esses leilões. Mas o fato real é que, com a sinalização de disponibilidade do governo de comprar arroz importado e abastecer o mercado brasileiro, além da volta da normalidade em estradas, os preços do arroz já cederam e voltamos aos preços normais”, disse o ministro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio