Ouvindo...

Em agenda no Rio, Lula volta a criticar Bolsonaro: ‘governar não é mentir’

Por outro lado, presidente e Eduardo Paes não pouparam elogios um ao outro durante entrega de unidades habitacionais na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Presidente Lula participa de agenda ao lado de Eduardo Paes, no Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Rio de Janeiro (RJ) neste domingo (30) para a entrega de unidades habitacionais na Comunidade do Aço, na Zona Oeste da Cidade. O evento foi marcado pela troca de elogios entre Lula e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), a quem o petista chamou de “‘melhor gerente de prefeitura que esse país já teve”, e também por críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Paes, que abriu a cerimônia, não poupou afagos ao chefe do Executivo. “É óbvio que o Lula tem uma quedinha especial pelo Rio de Janeiro, sempre teve. O lugar que ele mais veio desde que voltou onde que é? Rio de Janeiro. Ai o cara, depois de ‘coroa’ foi casar e arrumou uma mulher que também é amarradona no Rio de Janeiro. Então tudo que pode eles vêm para o Rio”, disse Paes, arrancando risadas da primeira-dama Janja da Silva, que acompanhou o presidente na agenda.

O prefeito do Rio de Janeiro, que tentará a reeleição neste ano, continuou elogiando Lula e e a dobradinha com o Governo Federal. “Esse cara (Lula) que tá aqui é o cara que viabilizou a reconstrução do BRT, que viabilizou a compra de ônibus, que devolveu o funcionamento da saúde municipal. Eu só sei que esse homem é o cara que permite que a gente possa sonhar e fazer coisa grande pro nosso povo mais pobre. E estou agradecendo para pedir mais um cheque”, brincou Paes.

Na sequência, foi a vez de Lula retribuir o carinho e levantar a bola de Paes diante do público. “Esse moço aqui é o melhor gerente de prefeitura que esse país já teve. Eu ajudo o Rio, porque o Rio de Janeiro é a cara do Brasil”, declarou o petista.

A ida ao Rio de Janeiro encerra uma ‘tour’ do presidente Lula com pré-candidatos às prefeituras no Sudeste. O roteiro começou com a visita a Minas Gerais, onde Lula visitou Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora. Depois, foi a vez de São Paulo, e agora o Rio de Janeiro.

Bolsonaro é criticado

O tratamento carinhoso com Eduardo Paes não foi o mesmo dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante o evento, Lula não citou nominalmente o adversário político, mas fez questão de criticar a gestão passada do governo federal.

“Lamentavelmente, houve um período conturbado e tivemos um governo que esqueceu de fazer coisas para o povo e começou a contar mentira”, disse Lula em discurso, sem citar o ex-presidente. “Esse país foi abandonado. Governar não é mentir, não é falar. Governar é fazer”, finalizou.

Leia também

Com o apoio a Paes e as agendas mais constantes no Rio de Janeiro, Lula e o PT tentam abrir caminho em um estado dominado por Bolsonaro. Em 2022, no segundo turno da disputa presidencial, Bolsonaro saiu vitorioso em seu colégio eleitoral, recebendo 56,53% dos votos válidos (5.403.894 votos).

Neste ano, nas eleições municipais, o principal nome apontado pelas pesquisas como uma ameaça para a reeleição de Paes é Alexandre Ramagem (PL-RJ), deputado federal e ex-membro do governo Bolsonaro. O político conta com apoio direto do ex-presidente e seus filhos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio