Ouvindo...

Lula: ‘não vou fazer ajuste fiscal em cima do mínimo do mínimo’

Em Belo Horizonte, presidente assegurou que cortes de gastos não irão atingir programas sociais

Lula visitou Minas Gerais pela quarta vez no ano, cumprindo agendas em Contagem, BH e Juiz de Fora

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (28), durante cerimônia em Belo Horizonte, que não pretende fazer ajuste fiscal e cortes de gastos que prejudiquem programas sociais e aumentos no salário mínimo.

O petista vem sendo cobrado nas últimas semanas por parlamentares, economistas e investidores sobre a necessidade de controlar os gastos públicos do país. No entanto, Lula disse que não pode cortar gastos com ações que melhoram a vida do povo mais pobre do país e sim cortando benefícios dos setores mais ricos.

“Quando alguém me pergunta: ‘Lula, não estão gastando demais? O salário mínimo já aumentou duas vezes’. Gente do céu, o mínimo já é o mínimo. Como é que eu posso discutir fazer ajuste fiscal em cima do mínimo do mínimo? Eu quero fazer ajuste fiscal é na rentabilidade dos banqueiros deste país, que ganham dinheiro especulando todo santo dia. Não vou mexer nas pessoas mais humildes, que precisam do Estado”, afirmou o presidente.

Em seu discurso, Lula fez críticas aos governos dos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), citando que as duas gestões paralisaram programas sociais dos governos petistas.

Leia também

“Desde que deram o golpe na presidente Dilma esse país parece um caminhão velho descendo ladeira abaixo, sem controle. Quantas casas foram feitas para o povo mais pobre? O direito de moradia está na Constituição do país. Eu encontrei esse país centenas e centenas de hospitais, UPAs, creches paralisadas. Eu encontrei 87 mil casas do Minha Casa Minha Vida paralisadas e abandonadas”, afirmou.

“Essa praga de gafanhoto que passou pelo país nos últimos tempos só veio para destruir e não construir coisa nenhuma”, disparou Lula no palanque do Minascentro.

O presidente veio a Minas Gerais para anunciar obras e investimentos no estado. Ele participou de evento em Contagem na quinta-feira (27) e nesta sexta-feira (28) participou de atos em BH e em Juiz de Fora.


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.