Ouvindo...

Times

Lula se reúne com ministros para discutir orçamento em meio à agenda de cortes

Mesmo relutante com a ideia, presidente deve ouvir ideias e propor mudanças nos gastos do governo previstos para 2025

Em meio a uma tentativa de emplacar uma agenda de corte de gastos, os ministros que comandam o orçamento público do Governo Federal se reúnem nesta manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ainda se mostra relutante com a medida. A reunião acontece no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, em Brasília.

No encontro de hoje, participam os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). Eles compõe o chamada Junta de Execução Orçamentária (JEO).

O tema ganhou espaço na agenda do governo Lula na semana passada, quando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que vem sendo pressionado sobre o assunto, admitiu que os cortes estavam sendo discutidos no orçamento trabalhado pelo ministério comandado pela ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).

Durante viagem à Itália, onde participou da Cúpula do G7, o presidente também revelou a possibilidade de rever os gastos públicos. “Tudo aquilo que a gente detectar que é gasto desnecessário, não tem que fazer”, disse o petista, que ponderou que não fará um “ajuste em cima dos pobres”, indicando que deverá bater o pé para manter orçamento de programas assistenciais.

Leia também

“Antes de sair [do Brasil], eu pedi para Rui Costa preparar uma reunião do conselho orçamentário para semana que vem. Eu quero fazer a discussão sobre o Orçamento [de 2025] e quero discutir os gastos. O que muita gente acha que é gasto, eu acho que é investimento”, disse o presidente Lula.

A revisão dos gastos governamentais deve constar no orçamento de 2025, cujo projeto de lei orçamentária deve ser enviado em agosto ao Congresso Nacional. Os parlamentares ainda podem propor mudanças na peça elaborada pelo governo federal.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais