Ouvindo...

Incêndios no Pantanal: Defesa vai destacar Forças Armadas para atuar na região

Ministério da Defesa assinou decreto ativando Comando Operacional para auxiliar no combate às chamas; 95% do fogo no pantanal têm origem em propriedades privadas

Militares atuam no combate às chamas em apoio aos brigadistas, bombeiros e profissionais do Ibama

O Ministério da Defesa aprovou, nesta sexta-feira (28), as diretrizes para reforçar o apoio das Forças Armadas nas ações de combate aos incêndios florestais que atingem a região do Pantanal, no Centro-Oeste do país.

A partir da medida assinada pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, o governo Lula vai ativar o Comando Operacional Conjunto Pantanal II, que será comandado pelo General do Exército Luiz Fernando Estorrilho Baganha.

Antes da ativação do Comando, as Forças Armadas já atuam na região desde o dia 5 de junho. A Marinha empregou 250 militares, além de viaturas e aeronaves no combate ao incêndio que atinge a calha do Rio Paraguai. O Exército também empregou militares no controle de focos de incêndio nas proximidades do Forte Coimbra, em Corumbá, mas o total de militares desempenhados na ação não foi divulgado.

Leia também

A atuação das Forças ocorre em apoio ao Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama e ao Corpo de Bombeiros do estado.

Situação
O dado mais recente do Painel do Fogo - ferramenta do Ministério da Defesa que detecta focos de incêndio através de um satélite - 628.353 hectares do Pantanal foram atingidos pelos incêndios desde o início do ano - 4% da área total do bioma. Cerca de 63% dessa área está localizada no município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

O apoio das Forças Armadas na região já conta com seis helicópteros, dois aviões e embarcações para transporte de militares, brigadistas e equipamentos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio