Ouvindo...

Lula diz que leilão de arroz foi anulado por ‘falcatrua’ e quer preço do pacote no máximo a R$ 20

O cancelamento do leilão foi anunciado na semana passada pelo presidente da Conab, Edegar Pretto, que também comunicou a exoneração do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller

Lula em entrevista à Rádio Meio FM

Nesta sexta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a anulação do leilão de arroz ocorreu devido a uma “falcatrua numa empresa”. Ele deu a declaração durante uma entrevista à Rádio Meio FM, no Piauí, onde está cumprindo agenda nesta manhã.

“Tomei a decisão de importar 1 milhão de toneladas. Depois tivemos que anular o leilão porque houve uma falcatrua numa empresa. O arroz tem que chegar à mesa do povo custando no máximo R$ 20 o pacote de cinco quilos. Não pode ser um preço exorbitante”, argumentou Lula.

Leia também

Além disso, o presidente afirmou que o governo pretende financiar a produção com “garantia de preço”. “Vamos até financiar áreas produtivas de arroz em outros estados para não dependermos apenas de uma região. Vamos oferecer aos produtores o direito de compra e garantiremos um preço para que não tenham prejuízos”, completou.

O cancelamento do leilão foi anunciado na semana passada pelo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, que também comunicou a exoneração do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller. Isso porque, segundo o governo, um dos sócios da empresa que venceu um dos lotes do leilão é Robson Luiz de Almeida França, que foi assessor de Geller quando ele era deputado federal.

Embora nenhuma irregularidade tenha sido comprovada, a preocupação reside no fato de França ser sócio da Foco Corretora de Grãos, a empresa responsável por arrematar 11 lotes do leilão de compra de arroz.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio