Nesta sexta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a anulação do leilão de arroz ocorreu devido a uma “falcatrua numa empresa”. Ele deu a declaração durante uma entrevista à Rádio Meio FM, no Piauí, onde está cumprindo agenda nesta manhã.
“Tomei a decisão de importar 1 milhão de toneladas. Depois tivemos que anular o leilão porque houve uma falcatrua numa empresa. O arroz tem que chegar à mesa do povo custando no máximo R$ 20 o pacote de cinco quilos. Não pode ser um preço exorbitante”, argumentou Lula.
Além disso, o presidente afirmou que o governo pretende financiar a produção com “garantia de preço”. “Vamos até financiar áreas produtivas de arroz em outros estados para não dependermos apenas de uma região. Vamos oferecer aos produtores o direito de compra e garantiremos um preço para que não tenham prejuízos”, completou.
O cancelamento do leilão
Embora nenhuma irregularidade tenha sido comprovada, a preocupação reside no fato de França ser sócio da Foco Corretora de Grãos, a empresa responsável por arrematar 11 lotes do leilão de compra de arroz.