Ouvindo...

Times

Gilmar Mendes completa 22 anos no STF

Ministro, que é o decano da Corte, fica no posto até 2030

O ministro Gilmar Mendes completa nesta quinta-feira (20) 22 anos de atuação no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é o decano da Corte.

Indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Gilmar tomou posse como ministro em 22 de junho de 2002.

Atualmente, o ministro tem 68 anos. Gilmar Mendes deve ficar no Supremo até dezembro de 2030, quando completará 75 anos.

Natural de Diamantino (MT), Gilmar Mendes se formou na Universidade de Brasília (UnB), onde também fez mestrado. O doutorado veio pela Universidade de Münster (Alemanha). Ele chegou ao STF ocupando a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Néri da Silveira.

Gilmar Mendes foi procurador da República e advogado-geral da União. Presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2016 e 2018 e ocupou a Presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2008 e 2010.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais