Ouvindo...

CPI da Pampulha: vereadores devem marcar data para apresentação do relatório final

Comissão investiga, pelo segundo ano consecutivo, contratos entre empresas e a PBH para limpeza da Lagoa da Pampulha

Comissão investiga contratos firmados entre PBH e empresas para a limpeza da Lagoa da Pampulha

Vereadores integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga contratos da prefeitura com empresas para a limpeza da Lagoa da Pampulha devem anunciar, nesta terça-feira (18), a data para apresentação do relatório final. Conforme apurou a reportagem, o texto deve apontar pedidos de indiciamento de pessoas envolvidas em supostas irregularidades.

A expectativa dos vereadores é concluir os trabalhos ainda neste mês e, tendo em vista que há uma reunião da CPI por semana, é possível que o relatório final seja anunciado para a próxima terça-feira, 25 de junho.

Leia também

Nos bastidores, a informação é que haverá novidades em relação ao relatório da CPI da Lagoa da Pampulha do ano passado. Na época, os parlamentares chegaram a pedir o indiciamento de dezenas de pessoas, além das prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e da Copasa, além do secretário municipal, Josué Valadão.

No entanto, em 2023 a CPI terminou sem consenso. Marcada por tumulto, a reunião de conclusão do caso terminou sem a votação do relatório final, e, portanto, não decidiu sobre os pedidos de indiciamento.

Houve duas tentativas de votação de diferentes relatórios, que divergiam entre colocar ou não o nome do secretário de governo. O primeiro relatório foi reprovado, o segundo não foi votado a tempo, perdendo o prazo regimental.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.