Ouvindo...

Concessionária do Metrô de BH pede ao governo Zema para alterar projeto da Linha 2

Metrô BH enviou pedido para a Secretaria de Infraestrutura para alterar projeto da Linha 2

A concessionária responsável pela gestão do metrô de Belo Horizonte, Metrô BH, enviou ao governo de Minas Gerais um pedido para fazer alterações no projeto da Linha 2, que vai ligar a região do Barreiro à Linha 1.

A empresa quer alterar uma parte da nova linha entre as estações Ferrugem e Barreiro, que serão construídas na Linha 2. No lugar de uma linha dupla, a Metrô BH quer implementar uma linha simples, chamada de “linha singela”.

O pedido feito pela Metrô BH foi enviado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, que vai avaliar a solicitação. A informação foi divulgada pelo G1 e confirmada pela reportagem da Itatiaia.

Veja mais: Metrô de BH: privatização completa um ano e usuários avaliam mudanças no serviço após concessão

Por meio de nota, o governo de Minas informou que “avalia a proposta conjunta apresentada pela Metrô BH e pela empresa MRS Logística S.A. para implementação da chamada “linha singela” entre as duas últimas estações da Linha 2 do metrô (Ferrugem/Barreiro), em processo de execução na capital mineira. É importante reforçar que esta análise não impacta a viabilidade da Linha 2, que será construída e ligará as regiões do Nova Suíça ao Barreiro”.

“O termo ‘linha singela’ é usado quando há apenas uma linha férrea ligando os pátios de cruzamento. Neste caso, os trens circulam nos dois sentidos. A prática não é incomum. A Linha 2 terá uma extensão total de 10,5 km, e o trecho em análise corresponde a aproximadamente 2 km do trajeto. A Seinfra também solicitou uma avaliação independente do projeto e aguarda parecer técnico a respeito do tema. É preciso frisar que os estudos irão considerar que não poderá haver qualquer impacto na prestação do serviço, devendo-se respeitar os níveis previstos em contrato. Também vale informar que, caso a proposta seja viabilizada, a concessionária não lucrará com a solução, e o Estado será desonerado em valor a ser definido”, diz a nota da Secretaria de Infraestrutura.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.