O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta segunda-feira (3) a candidata Claudia Sheinbaum, eleita no último domingo como nova presidente do México. A ex-presidente da Câmara da Cidade do México recebeu entre 58% e 60% dos votos, bem à frente da rival da oposição, a ex-senadora de centro-direita Xochitl Gálvez, que recebeu entre 26% e 28% dos votos nesta eleição, segundo o Instituto Nacional Eleitoral (INE).
Em conversa com jornalistas nesta segunda-feira (3), no Palácio do Itamaraty, Lula disse ter ficado contente pela eleição de Sheinbaum e pelo que representa a vitória da política que concorreu pelo partido Morena, o mesmo do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador.
“Eu tô muito feliz com a vitória dela porque ela representa o meu grande companheiro López Obrador, que fez um governo extraordinário e, portanto, eu acho que o México estará garantido democraticamente pelo longo mandato dela”, disse o presidente, que complementou. “Tô feliz por ser uma mulher também, e tô feliz porque duas mulheres disputaram, e ganhou aquela que representava o lado ideológico mais próximo das pessoas progressistas no mundo”, concluiu o presidente.
O presidente deve fazer uma ligação à Sheinbaum ainda nesta segunda-feira, às 18h. A posse da candidata eleita ocorre apenas em 1º de outubro. Até lá, López Obrador segue presidindo o país. Antes dessa transição, Lula informou que pretende realizar uma visita oficial ao México.
“Eu pretendo viajar ao México esse ano e fazer uma visita de agradecimento ao López Obrador pelo carinho que ele teve comigo quando eu não era presidente ainda e também pela possibilidade que o Brasil quer ter de aumentar o comércio com o México. Nós somos as duas maiores economias do continente e, portanto, nós ainda temos pouco fluxo no comércio e poderíamos ter muito mais”, disse Lula.