O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamou publicamente nesta quarta-feira (15) pela alta no preço do arroz. Em seu discurso, em São Leopoldo (RS), onde anunciou um pacote de ações de apoio ao Rio Grande do Sul, Lula afirmou que ficou irritado ao tomar conhecimento que um pacote de arroz de 5kg estava custando R$ 36 reais. “Eu fiquei muito puto porque eu vi um pacote de arroz, na prateleira do supermercado, por 36 reais, um pacote de 5 quilos. Eu não posso acreditar. Qual é o pobre que pode comprar um pacote de 5 quilos de arroz por 36 reais? questionou Lula.
Após o episódio, o presidente disse que chamou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, para uma reunião, e foi informado, na ocasião, que quando começasse a colheita no RS o preço do arroz iria cair. “Veio a chuva e atrapalhou também os arrozeiros”, lamentou Lula.
O presidente anunciou que o governo irá importar um milhão de toneladas de arroz para reduzir o preço do produto nos supermercados do país. “Esse país tem tradição italiana, tem tradição chinesa, tem tradição japonesa, mas a tradição maior deste país é comer feijão e arroz”, destacou ele.