Ouvindo...

Projeto que prevê moradia estudantil, creche, transporte e ‘bandejão’ na Uemg e Unimontes é aprovado

Aprovada em segundo turno, proposta turbina Programa de Assistência Estudantil para estudantes de baixa renda nas universidades estaduais

Estudantes se mobilizaram por ampliação de benefícios na Uemg

Estudantes universitários matriculados na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) podem passar a contar, a partir de agora, com um número maior de benefícios estudantis. Foi aprovado nesta terça-feira (14), no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei 1.371/2023, de autoria dos deputados estaduais Lohanna França (PV) e Cassio Soares (PSD).

A proposta “turbina” o Programa de Assistência Estudantil, comum às duas universidades estaduais, e voltado a estudantes de baixa renda.

Dentre os benefícios que passam a integrar o plano estão:

  • estruturação e manutenção da moradia estudantil
  • transporte
  • restaurante universitário
  • creche para mães estudantes

O Programa de Assistência Estudantil já prevê, desde 2017, a concessão de bolsas para estudantes com o objetivo de democratizar o acesso e permanência dos alunos de baixa renda no ensino superior.

No entanto, a ampliação dos benefícios tem como objetivo, de acordo com Lohanna, de combater a evasão escolar.

“A bolsa estudantil sozinha não é suficiente. Precisamos garantir que o estudante em situação vulnerável consiga concluir o curso”, afirmou após a aprovação da proposta.

O projeto segue, agora, para o governador Romeu Zema (Novo), que pode sancionar o texto de forma integral ou vetá-lo total ou parcialmente.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.