Ouvindo...

Projeto que amplia assistência para alunos da Uemg e Unimontes pode ir a votação final

Proposta tem objetivo de evitar evasão no ensino superior e está pronta para ser votada em segundo turno no plenário da ALMG

Programa de Assistência Estudantil para universidades estaduais de Minas pode ganhar reforço com aprovação de projeto na ALMG

Um projeto de lei que turbina o Programa de Assistência Estudantil a alunos de universidades estaduais de Minas Gerais já pode ser votado em plenário, de forma definitiva, na Assembleia Legislativa (ALMG).

A proposta, de autoria dos deputados estaduais Lohanna França (PV) e Cássio Soares (PSD) foi aprovado, em segundo turno, na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e será encaminhado ao plenário para análise do conjunto dos parlamentares.

Caso aprovado, fará parte do Programa de Assistência Estudantil a concessão de moradias estudantis, transporte, restaurante universitário e acesso a creche.

O objetivo da proposta, ao ampliar as medidas de assistência aos universitários, é evitar o trancamento de matrículas e a evasão do ensino superior.

“Muitos estudantes enfrentam barreiras financeiras que dificultam seu acesso à educação superior. Moradia universitária acessível ajuda a resolver esse problema, pois oferece uma opção de acomodação a preços acessíveis, permitindo que estudantes de diferentes origens socioeconômicas frequentem a universidade”, afirmam os autores na justificativa da proposta.

Leia também

O projeto vai ao segundo turno na forma como foi aprovado na primeira votação em plenário, ou seja, sem a inclusão de um trecho na legislação que cria a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. Isso porque o trecho invadiria competência das atribuições do Governo de Minas.

Também foi retirado do texto a concessão de bolsas acadências, que são reguladas por outra legislação.


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.